sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Só para Confirmados


Colaboradora da OCA Brasil Ministra Palestra sobre Movimento Negro

A coordenadora do projeto “Todos Somos Um – Para uma Cultura de Paz”, Maria Rita Py Dutra, participou na última semana do “Encontro de La Nación Pachamama”, em Fortaleza/CE. O evento, promovido pela Associação Pachamama, reuniu, entre os dias 14 e 17 de junho, participantes da Mística Andina de vários países. Maria Rita falou sobre o Movimento Negro/Afrodescendente, fazendo um resgate histórico da atuação e lutas do movimento desde antes da abolição da escravatura até os dias atuais.


Os temas da contemporaneidade, com destaque para a política de cotas em universidades federais, questões culturais e educacionais, foram pautas da fala de Maria Rita. O desafio deixado para os participantes, como tema de reflexão e ação prática, é trabalhar a diversidade cultural. A fala de Maria Rita integrou as conferências do evento, que contou com palestrantes de diferentes países. 


Trupoca Leva a Magia do Circo para Festa Junina em Arroio Grande

A OCA Brasil participou, no último sábado (16/06) da festa junina da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande, no distrito santa-mariense de Arroio Grande. A comunidade prestigiou a festa, que trouxe rica programação. Além da participação da OCA Brasil, a festa junina contou com concurso de dança e apresentações infantis. A apresentação foi uma mostra dos trabalhos desenvolvidos na oficina de Cordas e Liras, ministrada pela oficineira e coordenadora de projetos da OCA Brasil, Camila Borges. “É muito importante estar na comunidade e participar destes eventos”, destaca ela.  


A Trupoca – Escola de Circo promove atividades em Arroio Grande desde 2010, oferecendo a oficina de circo para alunos da 5ª a 8ª série da escola. A diretora da escola, Adriana Garbunck Godoi, destaca que os alunos participantes demonstram mais concentração em sala de aula, assim como mais companheirismo e envolvimento nas atividades escolares. Adriana ainda complementa afirmando que a comunidade recebeu muito bem a oficina de circo, e que a promoção de oficinas na escola traz novas perspectivas para o ensino. 


OCA Brasil faz Apresentação no 1º Encontro dos Pontos de Cultura

A OCA Brasil participou do segundo dia de atividades do 1º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Centro do Rio Grande do Sul, no dia 27 de maio. O evento objetiva a troca de experiências, conhecimento, formação e também a preparação para a Teia Sul, que acontece este mês em São Leopoldo/RS. O trabalho da OCA foi representado através de apresentações de Dança Flamenca, Tango e Dança Afro. A abertura do evento, no dia anterior, aconteceu junto a 2ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


A Micro-Teia e o 1º Encontro dos Pontos de Cultura da Região Centro do Rio Grande do Sul são resultados de uma parceria entre a Comissão Estadual dos Pontos de Cultura do RS na CNPdC, a Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria de Município da Cultura e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria com o Pontão FOCU/TV OVO, SEDAC-RS e Representação Regional SUL do Ministério da Cultura- MinC.



Oca Brasil faz Apresentação nos 40 anos da Escola Santa Helena


A Oca Brasil participou, em abril, do jantar comemorativo dos 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, em Camobi. Através de apresentações de Dança Flamenca e Tango, a Oca Brasil foi atração no jantar, que celebrou o aniversário da entidade. O jantar aconteceu no Centro Comunitário e reuniu alunos, professores e a comunidade.

O jantar aconteceu no Centro Comunitário. Créditos: Divulgação.

A Oca Brasil levou a magia do Tango para o jantar. Créditos: Divulgação.

A Dança Flamenca chamou a atenção na noite comemorativa da Escola Santa Helena. Créditos: Divulgação.





Oca Brasil e Comunicação Social da UFSM em Ação Conjunta

A Oca Brasil iniciou recentemente uma nova parceria – junto ao Curso de Comunicação e do projeto “Educação Com&Para a Mídia”, sob coordenação da professora Rosane Rosa. A ideia é aproximar as oficinas de Educomunicação propostas pela equipe da UFSM com as atividades já desenvolvidas pela Oca Brasil. A escola que recebe a parceria entre UFSM e Oca Brasil é o Instituto Estadual Padre Caetano.

A parceria, estabelecida através do projeto federal “Conexão de Saberes”, visa aproximar grupos que desenvolvam atividades comuns na comunidade. Ao agregar ações, somam-se forças e os resultados ganham mais expressão. No Padre Caetano, o curso de Comunicação Social desenvolve três oficinas – Campanhas Publicitárias Comunitárias, Produção Sonora e Letras de Música. Esta última é desenvolvida em conjunto com a oficina de percussão da Oca Brasil, ministrada na escola desde 2011.



“As impressões iniciais desta parceria apontam para agentes motivados e com a expectativa de expandi-la nos próximos semestres e em outras escolas”, destaca Rosane. Ela ainda destaca que, através da parceria entre universidade federal, escola pública e OSICP, é possível qualificar o processo de ensino-aprendizagem.

A oficina conjunta trabalha com musicalidade e criatividade, capazes de estimular novos comportamentos dentro e fora da escola. “Dentro da realidade local, estimulamos o aluno a permanecer na escola, estando em boa companhia e participando de atividades de qualificação”, afirma Valnes Camargo, docente do Instituto Estadual Padre Caetano. As atividades da Oca Brasil e do curso de Comunicação Social alcançam cerca de 150 alunos da escola, a maioria entre o 5º e 6º ano do Ensino Fundamental.



Visita Especial nas Oficinas – Esta semana, os alunos participantes das oficinas do projeto “Educação Com&Para a Mídia” receberam uma visita especial. O radialista Fabiano Pereira, comunicador e coordenador da Rádio Atlântida, foi até a escola para conversar com os jovens. Ele relatou sua trajetória dentro do Radialismo e destacou seu começo em uma rádio comunitária. “Façam com paixão aquilo que vocês querem fazer”, destacou ele, ao finalizar sua fala.

_______________________________________________________

Colaboradora da OCA BRASIL participa de evento sobre cultura indígena

Maria Rita Py Dutra, coordenadora do projeto “Todos Somos Um – Para uma Cultura de Paz” e das terapias comunitárias, participou como assistente do I Seminário Internacional de Educação Indígena, que aconteceu no dia 19 de abril, na UFSM. O objetivo do evento era de promover um espaço para o debate entre as nações indígenas, instituições de ensino superior e a comunidade de Santa Maria, assim como a promoção de ações que levem ao amadurecimento e permanência de alunos indígenas na instituição.

A colaboradora conta que, entre as palestras e discussões programadas, uma das mais emocionantes foi a mesa “O Testemunho dos Estudantes Indígenas”, que contou com alunos de diferentes universidades do Rio Grande do Sul. “Eles relataram suas expectativas e dificuldades, levando muitos presentes às lágrimas”, destaca Maria Rita.

A finalização das discussões e a organização das conclusões do evento em uma publicação será feita pelo PET Indígena, coordenado pela professora Ceres Karam Brum, com previsão de publicação para 2013.


________________________________________________________________________

OCA BRASIL participa do lançamento da Feira do Livro de Santa Maria

Na última terça-feira (17/04), a Oca Brasil América do Sul participou do lançamento da edição 2012 da Feira do Livro de Santa Maria. O evento aconteceu no Salão de Atos do Edifício João Fontoura Borges (antiga SUCV). A Feira deste ano acontece entre os dias 28 de abril e 13 de maio, e tem como patrono Pedro Brum Santos, docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o historiador santa-mariense Romeu Beltrão como homenageado e a professora Maria Luiza Ritzel Remédios como educadora homenageada.



A Oca Brasil América do Sul participou do evento com intervenções da equipe de oficineiros da organização. Foram cinco participações durante o lançamento, envolvendo os participantes do evento e enfatizando o tema da Feira deste ano: “que sentidos a leitura nos desperta?”. Para além dos sentidos já conhecidos, a ideia da Oca Brasil é aproximar os elementos sensoriais daqueles tidos como subjetivos, como a imaginação e sensibilidade.







_________________________________________________________________________________


Galera da OCA participa de evento em Santa Cruz do Sul 

A OCA BRASIL foi a Santa Cruz do Sul, junto com a equipe da Educação Física da UFSM/NÚCLEO PELC, participar da 13ª edição do FESTIVAL INTEGRADO DE GINÁSTICA E DANÇA DA UNISC. As atividades começaram dia 15 de junho, no Auditório Central.

Foi criado o núcleo de Arte Circense, Ginástica Artística e Acrobatica no Colégio Manoel Ribas, resultado desta parceria entre OCA e UFSM, que corresponde a um dos coletivos da TRUPOCA – Trupe de Artes Circenses da OCA BRASIL. Este trabalho e coordenado pela professora/oficineira Andressa Ferreira, acadêmica do curso de Educação Física.
A equipe de bailarinos participantes do Festival, do núcleo do Maneco, apresentou a coreografia “Infinito”, criada para o Espetáculo A Lenda da Tribo do Arco Iris” em 2010, e também pela Bailarina de Flamenco Caroline Pereira e o Percussionista Mateus Braga, que apresentaram um numero de Dança Flamenca “Baile por Tangos”com a musica “ Soy Gitano”. 


A promoção do Festival foi do Departamento de Educação Física e Saúde e da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc (Proext). Segundo os organizadores, o objetivo principal desse Festival Integrado é aproximar as comunidades escolares local, regional e estadual, da Unisc, com apresentação de talentos de todos os campi. 


Havia 36 grupos particiapantes: JeF’S Studio de Danças; Estúdio de Dança Corpos; OCA Brasil; Colégio Medianeira; Développé; Estúdio de Dança; Estúdio de Dança Corpos; Baillarte Academia de Dança; nstituto Alcides Conter; Colégio Medianeira; Baillarte Academia de Dança; Dance Evolution; Programa Dançar Unisc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário