sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Conexão de Saberes

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A BANDA GERINGONÇA

A Geringonça é em essência, uma banda que vem se desenvolvendo em Santa Maria, há três anos. Desde o início, a proposta é a do trabalho musical e artístico em primeiro plano. Assim, depois de haver composto, arranjado, gravado e muito ensaiado suas músicas, é somente agora que a Geringomça parte para a estréia no palco.

A música da banda é voltada para uma música além dos rótulos, enraizada na magia da canção cantável, da música que flui, conversa e diverte, sem maneirismos, sem estrionismos, sem complicação. Os ritmos vão do tango ao samba, da balada ao soul, mas sempre pelos caminhos da MPH (Música Popular Humana). Ou seja, aquilo que se canta no chuveiro.

As letras e falas da apresentação procuram valorizar a linguagem simples, a oralidade, a graça, no intuito de suscitar temas comuns e necessários, tanto atuais como o consumo e as relações homem/máquina, como atemporais, como o amor e a inevitabilidade da morte.

No momento atual de preparação, o projeto engloba uma encenação completa, com roteiro, personagens, figurinos, cenário, iluminação, divulgação e seis das quinze músicas gravadas e em processo de masterização.

Integrantes:
Palhaço Zuli, Grilo Cantor, Pedaço da Natureza, Ivan Kchovski, Voodoo, Julián Ramirez

Conheça mais sobre a banda em http://geri.tnb.art.br/

Fonte: http://geri.tnb.art.br/


CONHEÇA UM POUCO SOBRE O LAR DE MIRIAM

O Lar de Miriam e Mãe Celita é uma instituição beneficente que atende crianças e adolescentes de 0 a 12 anos que estejam em situação de risco, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em sua maioria, são crianças que foram retiradas dos pais ou responsáveis pelo Conselho Tutelar. A instituição abriga preferencialmente meninas, mas abre exceção para meninos até seis anos, que também tenham irmãs abrigadas.

O objetivo é encaminhar, acompanhar e apoiar atividades educacionais das crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades de educação infantil que promovam as necessidades básicas para o crescimento sadio e total. A instituição também promove entrevistas, visitas domiciliares, avaliação familiar, estudos de casos e acompanhamento familiar para as crianças abrigadas. 

O Lar de Mirian é mantido quase que integralmente pela colaboração da sociedade, com doações em dinheiro, mantimentos, roupas e o desenvolvimento de atividades de auxílio. Se você quiser conhecer um pouco mais ou contribuir com doações, acesse http://lardemirian.wordpress.com.



CONHEÇA UM POUCO SOBRE A CRECHE ESTAÇÃO DOS VENTOS

Com a missão de atender às necessidades básicas da comunidade local, proporcionando melhor qualidade de vida, lazer e alimentação apropriada, especialmente para crianças de 0 a 6 anos, surgiu a Creche Estação dos Ventos.  A Creche é um local adequado onde os pais podem deixar suas crianças para passar o dia enquanto trabalham. Com isso, busca-se dar a essas crianças um tratamento digno e mantê-las constantemente em atividades educacionais, que as auxiliem na formação cultural e de consciência ambiental.

O projeto, que iniciou em abril de 2004, surgiu da iniciativa de algumas mães que perceberam que a comunidade tinha muitas crianças expostas a perigos urbanos. Assim, o grupo se organizou e criou um projeto social com um esquema de rodízio, onde cada mãe deixava seu filho com outra mãe para poder trabalhar. O projeto foi criado com a liderança do agente comunitário João Carlos, mais conhecido como Chico.

No decorrer do desenvolvimento do projeto, uma mãe que estava em férias passou a acolher várias crianças e, quando suas férias estavam para acabar, ela estava cuidando de 18 pequenos em sua casa. Resolveu pedir demissão do emprego para cuidar delas em sua casa, dedicando-se em tempo integral e com a ajuda de doações da comunidade. 

Até hoje a Creche é mantida com a ajuda de amigos solidários, além da busca de novos parceiros.  A intenção é torná-la um Centro de Desenvolvimento Comunitário para poder atender também adolescentes e adultos de baixa renda.

Assista abaixo um vídeo produzido para divulgar o trabalho da Creche Estação dos Ventos:




CONHEÇA UM POUCO SOBRE O LAR DE JOAQUINA

O Lar de Joaquina, ou Sociedade Espírita Estudo e Caridade, é uma organização filantrópica que tem por fundamento os princípios da Doutrina Espírita, codificados por Allan Kardec e há mais de 70 anos atende crianças em situação de risco. 

O Lar conta com voluntários para desenvolver as suas ações que envolvem a educação das crianças amparadas pela Sociedade, além de oferecer oportunidades de aprendizado em atividades práticas para as mães das alunas e outros familiares. Lá são desenvolvidas a Educação Formal, Atividades Educativas e recreação através de várias oficinas e atendimentos de Saúde, Social e Nutricional, além da integração com a família das crianças assistidas.

Sua estrutura é dinâmica e conta com uma Coordenadoria de Ensino, responsável pela Escola de Ensino Fundamental Lar de Joaquina (que possui da pré-escola a 4ª série) e outra de Assistência Social, que oferece as oficinas e atividades educativas (bordado, cestaria, dança, tricô, crochê, artes domésticas, costura etc.). O Lar também oferece atendimento médico, odontológico, fonoaudiológico, psicológico, nutricional e espiritual.

Todas as atividades são oferecidas gratuitamente com a colaboração de voluntários, estagiários e funcionários.

Para saber mais sobre o Lar de Joaquina, acesse o site da entidade: http://www.lardejoaquina.com.br/



CONHEÇA UM POUCO SOBRE O PÃO DOS POBRES

O Pão dos Pobres Santo Antônio, ou Escolinha Pe. Orlando, é uma instituição que atende cerca de 200 crianças e adolescentes de 3 a 14 anos, em Santa Maria. A instituição disponibiliza às crianças, especialmente àquelas em risco social, a garantia dos direitos básicos, visando à formação integral e comprometendo as famílias ou responsáveis para que exerçam com dignidade seu papel de criar e educar seus filhos.

O Pão dos Pobres oferece às crianças, em turno integral, alimentação e atividades pedagógicas de acordo com a faixa etária da criança, permitindo o desenvolvimento integral (cognitivo, social e afetivo), além do atendimento às famílias.

Para acompanhar as atividades da instituição acesse o blog deles clicando aqui.


CONHEÇA UM POUCO SOBRE O GRUPO ATOQUE

O Grupo Atoque alia música e preocupação social para oferecer novas possibilidades para crianças em Santa Maria. A ideia surgiu inicialmente da formação de um grupo de percussão em 2002 e, a partir de uma proposta inovadora, professores e alunos desenvolveram um repertório de percussão popular e passaram a se apresentar em diversos eventos da cidade.

O grupo ganhou visibilidade e ampliou sua equipe – em 2007, a equipe dividiu-se em subgrupos, sempre formando-se assim uma rede de percussionistas. Surgiu o Movimento de Percussão Atoque, que abrange atualmente em torno de 150 alunos em Santa Maria e região, e um método próprio de ensino desenvolvido por Márcio Kbecinha Tolio, coordenador do grupo. O Atoque conta com sede própria desde 2010.

O site traz fotos e vídeos das atividades do Atoque, clique aqui.


CONHEÇA UM POUCO SOBRE O LAR VILA DAS FLORES

O Lar Vila das Flores foi fundado em 2001, junto ao Centro Regional da Igreja Metodista (CRIM), no bairro Chácara das Flores. Melhorar as condições básicas de vida de crianças e adolescentes da região é o objetivo primordial do Lar, que hoje atende cerca de 75 crianças. Diante de situações de exclusão social, onde há carências de alimentação, higiene e, especialmente, de referenciais para as crianças, o Lar busca promover ações que estimulem o crescimento pessoal, dando suporte material e psicológico aos pequenos e seus familiares.

O Lar é uma organização não-governamental comprometida com a construção da cidadania e inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade. O trabalho da instituição é voltado para as áreas de direitos humanos, geração de trabalho e renda e assistência social, em uma comunidade onde a situação é de vulnerabilidade. 

A TV Ovo produziu um vídeo sobre o Lar Vila das Flores, vamos conferir?







CONHEÇA UM POUCO SOBRE A TURMA DO IQUE

A Turma do Ique é um projeto ligado ao Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente com Câncer do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (CTCriac/HUSM). Desde 1992, a iniciativa de orientar e auxiliar paciente e familiares existe. Nesta época, algumas cartilhas explicativas foram desenvolvidas pelo curso de Desenho Industrial da UFSM, em parceria com o Serviço de Hematologia-Oncologia do HUSM e da Pró-Reitoria de Extensão. Assim, surgiu o Ique, menino em tratamento da leucemia e narrador da história. 

Centro de Convivência da Turma do Ique, no campus da UFSM. Créditos: Divulgação.

A turma que sempre está com ele - seus pais, amigos, familiares e equipe médica do hospital - fez parte da história e construiu o projeto que hoje é referência para o amparo e apoio aos pequenos que enfrentam o câncer. Em 2007, a Turma do Ique inaugurou seu Centro de Convivência, no campus da UFSM. O centro conta com salão de recreação, sala de informática, biblioteca, sala para artesanato e atividades manuais, além de outros ambientes que estruturam um espaço capaz de dar assistência para crianças e adolescentes em períodos de internação e tratamento ambulatorial.

Fonte: www.turmadoique.com.br

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A ONG INFÂNCIA-AÇÃO


 A ONG Infância-Ação foi idealizada por um grupo de amigos universitários com o objetivo de ajudar crianças carentes da cidade de Santa Maria/RS. Atualmente, a organização não-governamental é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, administrada por universitários e profissionais de diferentes áreas. Os membros compõem o quadro administrativo da organização, sendo divididos em: presidência, diretoria, núcleo de projetos, núcleo de comunicação, núcleo de acompanhamento, núcleo de recursos humanos e núcleo financeiro-jurídico. Também fazem parte da Infância-Ação os voluntários que atuam diretamente nos projetos conforme seus interesses. São pessoas com diferentes escolaridades e classes sociais que estão dispostas a doarem algumas horas por semana para realizarem atividades de desenvolvimento pessoal e cultural com crianças carentes da cidade.




Trabalhamos com o desenvolvimento de projetos de Responsabilidade Social, promovidos especialmente para suprir necessidades encontradas em instituições que atendem à infância em situação de risco. Objetivando desenvolver nas crianças um aumento de sua auto-estima e proporcionar momentos de descontração, alegria, integração e aprendizado, a ONG Infância-Ação tem em andamento os seguintes projetos:


Amor Exigentinho: os voluntários deste projeto desenvolvem atividades baseadas em valores morais e éticos, qualidade de vida, alegria e amor com crianças que possuem em suas famílias dependentes químicos, os quais frequentam o projeto Amor Exigente.
Clubinho de Línguas: atualmente promovido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, esse projeto ocorre semanalmente e tem como objetivo complementar o conhecimento de uma língua estrangeira, com atividades extracurriculares. Esse aprendizado serve como instrumento de inserção e ascensão social, bem como canal de acesso a diferentes culturas.


Escova-Ação: realizado em algumas Escolas Municipais, o Escova-Ação pretende promover atividades sobre como manter uma higiene bucal adequada, conscientizando tanto as crianças, quanto os pais sobre a importância de cuidar da saúde bucal desde a infância. O projeto conta com a ajuda de professores e acadêmicos de cursos superiores de Odontologia.
Fazendo Rir: este projeto atua nas salas de convivência da Ala Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (HUSM) semanalmente. Através dele, os voluntários levam alegria e diversão às crianças internadas, desenvolvendo atividades que visam principalmente às relações interpessoais.



Turma do Chiquinho: ocorre na Creche Estação dos Ventos e tem como fim complementar o apoio pedagógico da creche, trabalhando conteúdos educativos como higiene, educação ambiental e fatores culturais de forma criativa e dinâmica, criando assim máxima socialização entre as crianças e os voluntários.


Para o ano de 2012 a organização pretende expandir a atuação de seus projetos, atingindo e impactando de forma positiva a realidade das crianças atendidas nos projetos, e também iniciar um trabalho de conscientização ambiental nos projetos, através da metodologia elaborada pelos membros do núcleo de Projetos nesse ano que passou. Além disso, a organização pretende investir ainda mais no desenvolvimento profissional da sua força de trabalho, voluntários da administração e aqueles que trabalham diretamente nos projetos, que são as pessoas que fazem o sucesso da ONG.



* Texto encaminhado pela equipe da ONG Infância-Ação


___________________________________________________________






http://3.bp.blogspot.com/-hJ-i0jNxeVY/TgoQCeFE5jI/AAAAAAAAAdM/S5QRewO6WqI/s320/P1060232.JPG

A Galera da OCA BRASIL foi a SÃO PAULO conferir o trabalho realizado pelo pessoal da Escola Alves Cruz e ficou encantada com o que viu...Foram os seguintes alunos representantes, da Percussão o Grupo Oca Tambor: Mateus Braga , Rochele e Ronald Lencina e Jeferson Costa; Anderson Jaymes do pessoal do TANGO do grupo Fuego e Pasyon e a Carol, representante das meninas do FLAMENCO, do grupo Gitanas.



http://3.bp.blogspot.com/-ttXLXGzac90/TgoSOvFSJPI/AAAAAAAAAdc/3C_tpdbOp6U/s320/P1060383.JPG



Esta ação so foi possível com a colaboração dos seguintes parceiros:
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
UGLIONE E MINAME
Agencia de Viagens World Travel
Empresas de Camobi, como: Farmácia Agafarma, Cotrel, Impertotal.

http://4.bp.blogspot.com/-P_YTlC-ETJg/TgoQjtdAZcI/AAAAAAAAAdQ/hV0YQB2eUR8/s320/P1060233.JPG

NACAO DE MARACATU - BLOCO DE PEDRA
O Maracatu Bloco de Pedra é composto pelos frequentadores das oficinas oferecidas pelo Projeto Calo na Mão, na Escola Estadual Profº António Alves Cruz, onde trabalha-se especificamente com a cultura do Maracatu de Baque Virado, estudando a dança, as toadas e os baques das Nações Pernambucanas.
Os ensaios são abertos e acontecem todos os Sábados, a partir das 15:00h, porém seus integrantes estão lá desde as 10h da manhã, trabalhando na construção e manutenção dos instrumentos utilizados. La são construídos os TAMBORES DE ALFAIA pelos participantes das oficinas de percussão. Estes instrumentos não são vendidos, e servem para que cada pessoa que venha participar da comunidade possa ter instrumento para tocar. Depois são realizadas oficinas de Dança, onde se vivencia a dança dos orixás, revitalizando aspectos da Cultura Africana, tão intimamente arraigado nos hábitos e costumes do Povo Brasileiro.
Para finalizar, todos os participantes se encontram na quadra de esportes da Escola, que já esta equipada com microfone, e todos os Tambores.

http://2.bp.blogspot.com/-8WWAjqspgGg/TgoRt3U18TI/AAAAAAAAAdY/5_qtPbSpdWY/s320/P1060369.JPG

O Bloco já teve a honra de receber e conhecer alguns representantes das Nações, como o Mestre Chacon Vianna (Nação Porto Rico), Mestre Walter França (Nação Estrelha Brilhante de Recife), Dona Olga e Mestre Gilmar (Nação Estrelha Brilhante de Igarassu), Mestre Afonso (Nação Leão Coroado), Mestre Ivaldo Marciano (Nação Cambinda Estrela) .
Dessa forma o Projeto atua na formação de multiplicadores da cultura do nosso país, oferecendo uma outra possibilidade de encontro, todos os fins de semana, para pessoas de todas as regiões da cidade, promovendo o aprendizado da prática e da história do Maracatu de Baque Virado, revelando a influência das culturas africanas e ameríndias na formação dos contornos do que chamamos de Brasil.



1ª Missao Cultural 2011 - OCA BRASIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário